Tuesday, August 01, 2006

A amamentação e o poder das imagens: Macbeth e As vinhas da ira (Cristiane Smith)

Gostaria de falar sobre a amamentação de um ponto de vista literário, fazendo um pequeno e superficial recorte de duas fortes imagens que encontramos na literatura de língua inglesa. A titulo de isca, recorro à duas imagens emblemáticas da tragédia Macbeth (William Shakespeare, 1564-1616) e do romance As vinhas da ira (John Steinbeck, 1902-1968), ambas obras literárias canônicas das literaturas inglesa e norte-americana, respectivamente.

A primeira vem com, talvez, uma das mais poderosas e temerárias personagens femininas do cânone shakespeariano: Lady Macbeth, a esposa do protagonista que, ao incitá-lo a dar cabo ao assassinato do Rei Duncan para usurpar o trono, clama: “Unsex me here!” e confessa que não hesitaria em esmagar a cabeça de seu bebê enquanto o amamentava, fosse para dar a coroa ao marido: “I have given suck, and know/ How tender ‘tis to love the babe that milks me: / I would, while it was smiling in my face, / Have plucked my nipple from his boneless gums, / And dashed the brains out, had I so sworn as you/ Have done to this.” (I.vii.54-59) Eis, sem dúvida, uma cena fortíssima e Shakespeare demoniza a figura de Lady Macbeth usando uma das mais belas e sagradas condições da maternidade: a amamentação.


Fig 1. Ellen Terry as Lady Macbeth (John Sargent, 1889

Cabe abrir um parênteses para lembrar que a amamentação na Inglaterra elisabetana era uma prática enfaticamente recomendada pela literatura médica e religiosa, bem como pelas receitas medicinais encontradas em registros escritos pelas mulheres. Desta maneira e, talvez aqui alguns possam se surpreender, existiam manuais que tratavam meticulosamente dos cuidados para uma adequada amamentação. Diria-se, mesmo, que o interesse e o conhecimento sobre os poderes do leite materno há mais de 400 anos não ficariam muito aquém das últimas edições de livros acerca do assunto para leigos. Reconhecia-se as propriedades medicinais do lei materno não somente para os bebês mas também para vários tipos de doenças.

Lady Macbeth, muito embora seja uma mulher bela, sedutora, forte e influente até em assuntos políticos (algo atípico para a mulher da época) é, no âmago de seu ser, uma pessoa sem escrúpulos e desconstrói o arquétipo da imagem mais sagrada do acervo pictórico da representação feminina: a figura de Maria. Em termos imagísticos, Maria é a construção sócio-cultural do que temos de mais materno e santo; da mulher pura, imaculada e nutridora. Lady Macbeth, por meio de sua transgressão, incorpora, então, a figura antitética de Maria e torna-se Eva, a tentadora – aquela que expulsou a humanidade do Paraíso e a condenou a um eterno mundo de pecados, imprimindo a culpa na mulher. Lady Macbeth, tal qual Eva, com efeito, não passou impune: enlouqueceu, perdeu a ambição, o marido que amava e se suicidou.


Fig.2 - Original Sin (1467/8) Hugo van der Goes (c. 1440-1482).


John Steinbeck, a despeito de minha confessa familiaridade com Shakespeare, ganha, no momento, uma importância maior para o que gostaria de sublinhar. As vinhas da ira (1939) ilustra o período da Grande Depressão nos Estados Unidos, um período de opressão e sofrimento para centenas de milhares de trabalhadores. A situação de alguns estados acometidos pela seca, como Oklahoma, era de pura calamidade e muitos trabalhadores da lavoura decidem procurar emprego em estados férteis como a Califórnia, Washington e Oregon.

A familia dos Joads acredita no sonho da maioria e parte para a famigerada jornada da Route 66, aos poucos perdendo membros da família e ganhando muita desilusão. Como muitos, os Joads são explorados como escravos na Califórnia e passam por vários percalços.

O capítulo final do romance é potencializado com uma força religiosa imensa quando a filha dos Joads, Rose of Sharon, abandonada pelo marido e, tendo recém perdido seu bebê, lembra a Pietá. Rose of Sharon amamenta um homem debilitado pela fome e seu filho. Acompanhamos a transformacão de Rose of Sharon que passa de uma moça egoista, caprichosa e imatura para assumir um papel semelhante àquele da mãe de Cristo. Tal qual Maria, ela representa a essência da maternidade, nutrindo não somente proteção e conforto mas também o sagrado leite materno. Steinbeck fecha um dos mais famosos romances americanos que trata da infertilidade da terra e dos homens com a metáfora da mulher nutridora. Ele sublinha a idéia de que a generosidade e o sacrificio são as maiores virtudes da mulher. A mulher em As vinhas da ira é dotada de poderes religiosos e redentores.


Fig. 3 - Rest on the Flight into Egypt, 1510, pintor anônimo. Este recorrente motivo pictórico, "Maria Lactans", caiu em desuso após o século XVI e, hoje em dia, muitos religiosos consideram de "mau gosto"

A cena da amamentação em As vinhas da ira auxilia a sustentar a idéia da nação; uma nação que a despeito de passar por uma depressão jamais vista, por uma seca sem precedentes, encontra nos seios de uma mulher, a seiva da Terra Prometida, “the land of milk and honey”.

A mulher, como Simone de Beauvoir (O segundo sexo) e Virginia Woolf (Um teto todo seu) advertem, em muitas narrativas da nação (basta lembrar de Pocahontas, A letra escarlate, Iracema), ajuda escritores masculinos a veicular a idéia da “pátria-mãe”.

Shakespeare e Steinbeck criam duas mulheres caricatas e se utilizam da metáfora da amamentação para fortalecer os dois tipos mais importantes na representacão mulher: o anjo e o monstro. Lady Macbeth é a mulher que amedronta, tamanha sua força e Rose of Sharon, a mulher que se resigna perante seu destino e, baixando a cabeça, nutre um desconhecido.

Escritores homens parecem ter dificuldades em dar conta de mulheres “reais”; em outras palavras, ora as mulheres são suas musas inspiradoras, seus anjos protetores, ora são aquelas que os assombram e que os levam a perdição. Tratei, aqui, da amamentação para ilustrar como uma imagem, na literatura ajuda a cristalizar padrões e estereótipos que acabamos por considerar “normais”. Ora, convenhamos, a mulher não é nem anjo, nem monstro.

Como diriam as teóricas francesas Hélène Cixous e Luce Irigaray, quem tem maior legitimidade para falar sobre a amamentação é a “escritura feminina” (l’ecriture feminine), escrita despretenciosamente, a partir da fluída experiência feminina. E, de preferência, (e aqui a metáfora não poderia funcionar mais adequadamente!) com “tinta branca” (white ink), o leite materno.

Então leiam outros posts que descrevem a poética da amamentação a partir de vários gêneros literários: as tragédias e comédias de nossos pequenos e grandes erros, os diários de nossas mais íntimas experiências, enfim, a mais pura poesia do que há de mais sagrado e indescritível na maternidade: a amamentação.

21 Comente aqui:

At 11:02 AM, Blogger Laura_Diz

WAWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
adorei
se tivesse me mandado teria colocado lá no meu
( www. lauravive.blogspot.com ),
quem sabe coloco lá no www.orientacaopsi.blogspot.com
posso?
eu não conheço bem literatura, mas sou apaixonada por literatura, logo... vou repassar a amigos seu texto.
vou te mandar o link de duas amigas que gostam mto e estudam literatura para vc conhecer o blog delas.
bjs laura

 
At 11:07 AM, Blogger christophersmom

Sensacional, Cris!

bjs

 
At 11:13 AM, Blogger GUGA ALAYON

ótimo post. Prazer

 
At 1:54 PM, Anonymous Anonymous

Puxa, fiquei sem palavras...
maravilhoso, gostei demais!
Porque vc não tem blog, querida?

 
At 2:11 PM, Anonymous Anonymous

Maravilhos, Cris! Uma ótica totalmente nova e surpreendente. Pra referenciar.
Beijos,
Van

 
At 3:16 PM, Anonymous Anonymous

Vim participar da blogagem coletiva...Muito legal!!!

 
At 3:33 PM, Anonymous Anonymous

Muuuuuuuuuuuuito bom!
Parabéns! Obrigada pela ótima contribuição !
Beijos

 
At 4:57 PM, Anonymous Anonymous

Que bom que voces gostaram. Escrevi de uma perspectiva diferente, adoro fazer isso. Ia falar de minha experiencia mas quis mostrar algo diferente.

O que incomodou eh que estou sem meus queridos livros aqui entao tive que apelar a internet para a citacao da Lady Macbeth e nao deu tempo p/ encontrar a citacao q eu queria de As vinhas da ira.

De resto foi tudo de cabeca pois estudo bastante sobre a condicao feminina e sobre teoricas feministas.

Beth, Laura e Van: nao posso ter um blog agora; iria ser um pouco dificil e tomar muito tempo da minha vida. Mas um dia, qdo as coisas melhorarem, vou criar coragem. :-)

Obrigada Leila e Roseane!

Abracos,

cris s.

 
At 9:39 PM, Anonymous Anonymous

dating agency north west [url=http://loveepicentre.com/]totally free personals[/url] russain personals http://loveepicentre.com/ college singles

 
At 9:44 AM, Anonymous Anonymous

blood test for bipolar disorder [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cialis-super-active-plus.htm]cialis super active plus[/url] free tea leaf readings http://usadrugstoretoday.com/categories/antivirali.htm dr kim panic stress anxiety http://usadrugstoretoday.com/categories/huesos-sanos.htm
how immune cells get involved when we get a splinter [url=http://usadrugstoretoday.com/products/deltasone.htm]deltasone[/url] controlling heart pressure through excersize [url=http://usadrugstoretoday.com/products/exelon.htm]heart act[/url]

 
At 10:09 PM, Anonymous Anonymous

how to be safe in my automobile http://automotoportal.in/seat/kohler-champlain-seat safer automobile seat
[url=http://automotoportal.in/volvo/las-vegas-volvo]change engine computer on dodge for gas mileage[/url] pro auto detailing supplies [url=http://automotoportal.in/scooter/magster-scooter]magster scooter[/url]
free racing downloads http://automotoportal.in/volvo/best-leather-cleaner-for-volvo-xc
[url=http://automotoportal.in/mini-car/mini-van-tow-rating]advance auto group[/url] handsdree cellphone auto [url=http://automotoportal.in/rally/thunder-truck-rally]thunder truck rally[/url]
where can i get free auto repair answers http://automotoportal.in/scooter/kendra-scooter-tires
[url=http://automotoportal.in/morgan/cammanah-morgan-horsews]henry ford and the automobile[/url] volkswagen camper [url=http://automotoportal.in/volkswagen/diesel-turbo-for-ahu-volkswagen]diesel turbo for ahu volkswagen[/url]

 
At 5:51 AM, Anonymous Anonymous

jess myer designer http://topcitystyle.com/dolce-amp-gabbana-stunning-pants-for-women--item1232.html lauren ralph comforter set [url=http://topcitystyle.com/gucci-jeans-brand12.html]auth chanel coco cc logo eiffel tower charm necklace[/url] matthew hellyer retro lamp designers
http://topcitystyle.com/yellow-black-color159.html fashion park mall [url=http://topcitystyle.com/dolce-amp-gabbana-jean-cut-pants-with-belt--item2346.html]fashion models[/url]

 
At 3:46 AM, Anonymous Anonymous

hotels in laurenceville ga http://topcitystyle.com/black-white-color64.html chanel myspace layout [url=http://topcitystyle.com/navy-blue-creamy-sport-pants-color93.html]christian dior[/url] urban fashion stylist
http://topcitystyle.com/white-t-shirts-for-men-color4.html truth by calvin klein [url=http://topcitystyle.com/on-sale-versace-type2.html]against designer babies[/url]

 
At 4:49 AM, Anonymous Anonymous

adult video retail jade http://xwe.in/archive-adult
[url=http://xwe.in/orgasm/harsh-orgasm-videos-galeries]milk money free anime hentai move download[/url] sexy womens tops [url=http://xwe.in/blow/just-blow-me]just blow me[/url]
anal asian fuck sex http://xwe.in/ass-video/ass-videos-free
[url=http://xwe.in/bbw/bbw-depraved]sexy girls porn xxx[/url] amazing direct adult superstores [url=http://xwe.in/hcg-oral/oral-language-pieces]oral language pieces[/url]
xxx facebook http://xwe.in/adult-xxx/hd-adult-tv-online
[url=http://xwe.in/hcg-oral/modicon-oral-contraceptives]free hamarpodite porn movies[/url] yesjapantv anime hentai sex [url=http://xwe.in/orgy]orgy[/url]
adult video viewing rooms http://xwe.in/adult-xxx
[url=http://xwe.in/bbw/bbw-cuckold]adult allure pictures[/url] new york magazine metro marketplace adult [url=http://xwe.in/girl-anal/mature-anal-vids]mature anal vids[/url]

 
At 10:51 PM, Anonymous Anonymous

fashion fanny packs http://www.thefashionhouse.us/white-grey-red-blue-shoes-color223.html ropers western shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/sport-zip-jacket-and-pants-page2.html]hippopatumus shoes[/url] chanel prescription eyeglasses
http://www.thefashionhouse.us/fabric-of-life-men-brand87.html constanca basto shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/dark-grey-black-color22.html]chanel eiffel tower necklace[/url]

 
At 1:25 AM, Anonymous Anonymous

lauren blunt richmond va http://www.thefashionhouse.us/roberto-cavalli-women-top-bordo-item1930.html milan fashion week [url=http://www.thefashionhouse.us/red-navy-blue-men-color222.html]designer checks[/url] workout clothes
http://www.thefashionhouse.us/hugo-boss-on-sale-brand34.html mail order catalog for shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/grey-black-blue-winter-jackets-color66.html]wet men showering in clothes[/url]

 
At 7:11 PM, Anonymous Anonymous

nursing medical journals [url=http://usadrugstoretoday.com/products/sustiva.htm]sustiva[/url] determination of calcium carbonate in toothpaste http://usadrugstoretoday.com/products/generic-imitrex.htm
diflucan href [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/cholesterol.htm]cholesterol[/url] natural cures for irritable bowel syndrome [url=http://usadrugstoretoday.com/products/zelnorm.htm ]willamette dental bellingham [/url] grean tea
south bend vein center for excellence llc [url=http://usadrugstoretoday.com/products/fluoxetine.htm]fluoxetine[/url] over distented urinary bladder http://usadrugstoretoday.com/catalogue/r.htm
american college of occupational medicine [url=http://usadrugstoretoday.com/products/brand-tamiflu.htm]brand tamiflu[/url] medical spa equipment [url=http://usadrugstoretoday.com/products/strontium-bone-maker.htm ]immune boost [/url] high blood pressure and premrin

 
At 1:18 PM, Anonymous Anonymous

ata travel gift card http://xwl.in/disneyland/disneyland-chrams-magic-kingdom travel information at lax
[url=http://xwl.in/disneyland/how-to-get-to-disneyland-paris]paris escorted travel[/url] travel mall [url=http://xwl.in/expedia/expedia-travel-flights]expedia travel flights[/url]
pied pipers travel clulb http://xwl.in/cruise/royal-caribbean-cruise-line-the-visions-of-the-sea
[url=http://xwl.in/tourism/tennesee-tourism]carry mac travel rain coat[/url] mississippi travel bureau [url=http://xwl.in/car-rental/underage-rental-car-louisiana]underage rental car louisiana[/url]
travel krabi thailand to penang malaysia http://xwl.in/cruise/discount-cruise-ncl on the go travel play gym lamaze [url=http://xwl.in/inn/back-bay-inn]back bay inn[/url]

 
At 7:44 AM, Anonymous Anonymous

neil m shoes http://www.thefashionhouse.us/olive-green-men-color136.html shoes catalog [url=http://www.thefashionhouse.us/top-gun-leather-jacket-brand64.html]wrestling shoes parkersburg[/url] old fashioned western photos
http://www.thefashionhouse.us/richmond-round-neck-brand18.html teen designer wallpaper series [url=http://www.thefashionhouse.us/black-white-women-color156.html]roderick lauren hill gallery[/url]

 
At 4:17 AM, Anonymous Anonymous

movie on the media [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_family_that_preys/]the family that preys[/url] seize the day movie http://moviestrawberry.com/films/film_botched/ easyrider motorcycle movie ijms
seraphin falls movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_tudors/]the tudors[/url] adult movie covers http://moviestrawberry.com/films/film_gutterballs/ free movie new
pony boy movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_popeye_the_sailor_meets_sinbad_the_sailor/]popeye the sailor meets sinbad the sailor[/url] sparta movie theater
fastest indian movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_final_fantasy_the_spirits_within/]final fantasy the spirits within[/url] the warriors movie props http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_romance-movies/?page=32 view latest movie trailers
lost in space full movie download free [url=http://moviestrawberry.com/films/film_is_anybody_there/]is anybody there[/url] download movie pyar hai pyar mein http://moviestrawberry.com/films/film_les_levres_rouges/ movie theaters in downtown denver

 
At 1:38 PM, Anonymous female viagra

Hi! Thanks so much for taking the time to share your post; this posting has evoked the most response.

 

Post a Comment

<< Home