Wednesday, August 02, 2006

Depoimento de Márcia

Eu sempre sonhei em ter meus filhos através de parto normal e amamentá-los até pelo menos seis meses, mas não consegui. Na minha família ninguém conseguiu amamentar, as minhas duas avós, minha mãe e minhas tias não tiveram quase leite. Não sei se é algum fator genético ou puro acaso, mas comigo não foi diferente.

Eu imaginava que não seria fácil amanetar e li muito a esse respeito, preparei meus mamilos, tive algumas dificuldades no início mas nada que justificasse desistir.

Para começar eu não tinha o bico do seio formado, então eles chegavam a levar mais de meia hora até conseguir "pegar" o peito, e isso levou mais de duas semanas com cada um. É um suplício, mas tudo bem.

Depois o seio começou a rachar e doer muito. Aí usei casca de mamão, secava os peitos com secador de cabelos, passava aquele óleo Dersani e creme Massê, tudo meio alternado. Consegui resolver o problema com relativa facilidade.

Passada essa fase o meu leite começou a diminuir e o peito quase não enchia. Aí tomei o chá de amamentação da Welleda, não adiantou muito, tomei Plasil, aumentou um pouqinho a quantidade do leite mas eu ficava muito irritada, por último tomei Equilid, antidepressivo, que também aumentou um pouco a quantidade do leite mas me deixou super deprimida, eu só chorava.

Um dia o meu pai falou: "Acho engraçado que um remédio contra a depressão te deixe desse jeito, não será melhor parar?" E ele tinha toda a razão, o remédio me fez um mal terrível, então parei de tomar, o leite continuou praticamente na mesma quantidade (pouca), mas eu melhorei bastante.

Para piorar as coisas os meus dois filhos tiveram intolerância à lactose, então no período em que eu amamentei,eu não podia ingerir carne de vaca e nada que tivesse leite na sua elaboração, o que é uma restrição alimentar severa, quase tudo que é industrializado tem leite.

Resumo da história, consegui amamentar a Gabriela por três meses e o Rafa por quatro meses, a duras penas, sempre com complemento de leite de soja.

Eu sempre encarei a amamentação dos meus filhos como tendo sido um fracasso, mas agora lembrando de todas as dificuldades e da força que eu fiz para continuar dando leite, enquanto deu, me dou conta que na verdade foi uma vitória, porque consegui fazer o meu melhor.

E acho que é isso que nós mães queremos, dar para os nossos filhos o que de melhor puder ser extraído de nós.

Márcia de Sousa Gomes

0 Comente aqui:

Post a Comment

<< Home